- Você sabia que o reconhecimento oficial do transporte aeromédico, no âmbito internacional, só aconteceu em 1923, por ocasião do Encontro Internacional da Convenção de Gênova, quando se considerou efetivamente o que seria chamada de ambulância aérea.
- Você sabia que o primeiro relato de um quadro clínico de barotite ou aerotite foi descrito em 1º de dezembro de 1783 pelo físico Alexander Cesar Charles por ocasião do seu primeiro voo solo em um balão de hidrogênio. O relato ocorreu durante a sua descida, após o balão ter alcançado a altitude de 2.750 metros.
- Você sabia que o primeiro registro referente ao transporte aeromédico brasileiro ocorreu por ocasião da segunda guerra mundial (1943), documentado através de uma foto mostrando os pacientes e as enfermeiras em um avião da Força Expedicionária Brasileira.
- Você sabia que o termo BENDS, relativo ao quadro de aeroembolismo em sua forma articular é na verdade uma sigla que significa Blood Embolism Nitrogen Density Sydrome.
- Você sabia que o primeiro serviço de transporte aeromédico civil criado no mundo, o Royal Flying Doctor Service, surgiu na Austrália, em 15 de maio de 1928, por iniciativa do Reverendo John Flynn.
- Você sabia que o primeiro evento fatal de hipóxia em voo, aconteceu em 15 de abril de 1875, por ocasião de um voo no balão “Le Zénith” que subiu a uma altitude de 28.820 pés (8.648 metros), vitimando mortalmente o Sr. Crocé-Spinelli e Theodore Sival.
- Você sabia que um piloto de DC-8 desde a fase inicial de voo (preparo da cabina até o taxiamento para decolagem) até fase final (taxiamento e parada dos motores), recebe uma carga de 797 informações e realiza 361 tarefas em um voo normal. Herrero Aldama e Santandreu.